sábado, 4 de maio de 2013

21:20 - No comments

Google Glass



O Google Glass é um projeto em desenvolvimento pela Google que promete revolucionar os hábitos da sociedade. Muitas pessoas debatem seus pontos positivos e negativos como forma de prever o desenrolar do uso da tecnologia quando chegar no mercado. Na minha opinião, o Google Glass pode trazer grandes benefícios as pessoas, desde que estas saibam utilizá-lo. Um exemplo: a câmera do aparelho trará uma novidade no ângulo das filmagens, filmando o conteúdo sob o olhar do usuário, dando a sensação exata do que o seu campo de visão está capturando, tal como um esportista poderá filmar sua atividade em uma prancha de surfe, skate, futebol, entre outros, em primeira pessoa.

O portador do Google Glass também poderá ter um acesso mais amplo e rápido das informações, consultando a qualquer momento, através de um comando de voz, suas questões. Outra vantagem é a praticidade oferecida pelo produto. Dentre os malefícios, podemos destacar a falta de privacidade que poderá ocorrer, a alienação das pessoas, presas em um mundo virtual e a dependência que o usuário pode ter com uma utilização frequente.

Os prós e contras sempre existirão, entretanto, acho que devemos progredir testando novas tecnologias e dando espaço para novas ideias. Imaginem se os fatores negativos do celular na época, fossem mais fortes e a tecnologia deste não viesse a evoluir, impossibilitando também o surgimento de ideias que sairiam desta ramificação, como os aplicativos por exemplo. Esta é uma grande ideia, que precisará ser testada e aprimorada conforme os anos passarem. Mas acho que não dar uma chance é estar freando o desenvolvimento tecnológico





Steve Mann é um pesquisador e inventor mais conhecido por seu trabalho em fotografia computacional, particularmente em tecnologia wearable. Em 1981, Steve Mann criou a primeira versão do EyeTap, que consistia de um computador numa mochila fio até uma câmara e o seu visor que por sua vez foi manipulada para um capacete. Desde esta primeira versão, ele passou por vários modelos evoluindo pouco a pouco, permitindo que o EyeTap surgisse numa versão menor e menos pesado.

Atualmente o EyeTap consiste num óculos utilizado para exibir as imagens, o teclado, e o que o usuário deseja para realizar as tarefas desejadas. Com uma CPU, pode ser conectado a maioria dos artigos de vestuário e, em alguns casos, até mesmo um Wi-Fi do dispositivo que o usuário possa acessar a Internet e dados on-line.

O que achei mais interessante foi o fato de Mann utilizar-se destas tecnologia para levar à tona o debate sobre vigilância. No nosso cotidiano somos constantemente vigiados por câmeras de segurança, presentes em praticamente todos os lugares. Com o EyeTap, Steve flagrava diversas situações sem a permissão das pessoas, tal como as câmeras de segurança fazem - com a defesa de estarem zelando pelo bem de todos. Esse processo ficou denominado "Shooting Back". Com a polêmica lançada e uma dose de genialidade e loucura, Mann é um pioneiro deste campo tecnológico.

O Google Glass que está aparecendo agora, certamente se inspirou na tecnologia implementada por Mann em seu produto.

Briefcase



Fontes e Pesquisa:




0 comentários:

Postar um comentário