sábado, 4 de maio de 2013

21:51 - No comments

Projetos do NAE



No começo da palestra fomos apresentados a projetos desenvolvidos pelo NAE (Núcleo de Arte Eletrônica do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio) e o leque de opções criados a partir de mentes criativas e conhecimento na área.

Unindo os campos do Design e da Ciência, conhecemos os projetos: "Fogão Solar" e "Vida no Manguezal". O primeiro ilustrava através de uma espécie de tapete e teclado desenhados, as funções do fogão solar, que poderiam ser vistas pelo monitor com dados sobre as vantagens da utilização deste e a economia em relação ao método tradicional. O segundo ensinava aos moradores da região de Sergipe sobre a pesca consciente dos Aratus.

Com uma tela simulando o ambiente destes animais, sendo produzida por um projetor no teto, as pessoas que visitassem o museu no qual o trabalho foi exposto, poderia aprender através de uma "pescaria" com uma vara de sensor na ponta, a capturar os Aratus de forma consciente. Tudo graças a um sistema de pontuação inteligente, que variava dependendo do Aratu que o individuo pegasse. Se fosse um macho era uma pesca consciente, ganhando um ponto pelo bom trabalho, no entanto, se a pessoa capturasse uma fêmea com ovos, perdia pontos, sendo punidos por estar desequilibrando o ambiente.

O que mais me chamou atenção nestes projetos foram sua ligação com as relações humanas e o papel que as obras desempenharam para ensinar e/ou contribuir de alguma forma a vida das pessoas e da natureza.



“O aluno de hoje deixou de ser um aluno passivo. O estudante atual é um produtor de conhecimento, principalmente com o auxílio das novas tecnologias. A ciência se torna muito mais fascinante se souber desenvolver a curiosidade dos estudantes, pois a curiosidade é o grande segredo do conhecimento” - Rejane Spitz





Fontes e Pesquisa:


0 comentários:

Postar um comentário